Projeto: Centenário de Ponta Porã

                SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

1) Identificação do Projeto

Título: Trânsito: Pare, olhe, siga com cuidado!

Direção: ILza Lageano Matines

Coordenação: Emídia Benites Franco - Marta de Souza Moraes - Tânia Maria Loureiro da Silva

Professores: Ana Noélia Romeiro - Leandro Lima Amaro – Romeu Saldanha Vaz – Wilson Fernandes Dias (STE)

Ano/Turma: 1º ao 9º  Turno: Matutino e Vespertino

Disciplina(s) atendida(s) com o Projeto: Educação Física, Matemática, Espanhol e Geografia

2) Justificativa: O ser humano sempre teve a necessidade de se deslocar de um lugar para o outro, a serviços essenciais para a sua vida.

Atualmente uma das questões mais importante está relacionada ao fato de as cidades estarem crescendo em um ritmo acelerado, e a busca de soluções para problemas associados à circulação de veículos.

Na nossa cidade, por exemplo, enfrentamos problemas de jovens menor de idade conduzindo motos que são hábitos que devem ser mudados. Compete a escola a importância do papel transformador dentro das políticas educacionais. O trânsito tem sido abordado como tema transversal para colaboração na formação de cidadão mais consciente e responsável, assim o projeto trânsito trata da inclusão desse tema nas práticas educativas.

3) Objetivo Geral: Desenvolver nos estudantes conteúdos do trânsito e atividades necessárias que proporcionam o desenvolvimento de habilidades e comportamento justo, oferecendo segurança no trânsito. E a convivência socialmente justa por meio da educação e do ensino para o trânsito.

4) Objetivo Específico: Vivenciar o trânsito através de simulações e palestras.

- Conscientizar os alunos da importância da educação no trânsito.

- Oferecer questões intrigantes que possibilitem a curiosidade e a busca de in formações para o conhecimento do funcionamento do trânsito, buscando mudanças positivas.

- Identificar a educação para o trânsito como fator de segurança pessoal e coletivo.

- Conhecer a história dos meios de transportes.

- Colaborar para a formação de comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que proporcionem ou comprometem essa segurança.

- Registrar comportamentos dos motoristas e pedestres nas vias públicas ao redor da escola.

- Analisar atitudes positivas e negativas, comparando-as com as normas estabelecidas no código nacional de trânsito.

- Observar o movimento de pessoas dentro da escola.

- Analisar a influência do espaço e a direção na circulação interna da escola.

- Identificar regras de circulação como fatores importantes na ordem e segurança da escola e no bairro mais próximo a sede.

- Construir placas de sinalização.

- Palestra de conscientização e de primeiro socorros.

- Sinalizar as repartições de cada segmento dos profissionais da escola.

- Realizar estatísticas através de observações e coleta de dados.

- Realizar panfletagem ao redor da escola com o apoio do guarda de trânsito

5) Metodologia e estratégia de ação: Coletar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque.

- Dar oportunidade aos alunos de observar os diferentes sinais do transito.

- Realizar atividades em grupos e individuais através de recortes e colagens sobre o tema acima.

- Serão realizadas atividades envolvendo a confecção de cartazes com desenhos e mensagens.

- Identificar e mapear os riscos existentes no entorno da escola.

- Acompanhar e observar os comportamentos dos alunos , familiares e condutores na entrada e saída se estão utilizando a faixa de pedestre de forma segura.

6) Atividades: Trabalhar de maneira variada, explorando conversa informal sobre regras, riscos e procedimentos de prevenção de acidentes, simulação de situações ocorridas no trânsito, frases de alerta com a confecção de um varal, músicas, poesias, filmes de instrução para melhorar a convivência no trânsito, pintura, recorte e colagem, confecção de cartazes individual e coletivo, atividades extra-classe com a participação de profissionais do ensino e de agentes do trânsito, passeio em diferentes locais que  possibilite  a exploração e observação de placas de trânsito, confecção de um  trânsito com sucatas, palestras.

7)  Cronograma: Abril a Agosto de 2012

8) Recursos ( aplicativos / ferramentas utilizadas):  Materiais utilizados nas realizações das atividades, quadro negro, giz de cera, lápis de cor, tinta guache, cartolinas, espaço da sala de aula, quadra, sala de tecnologia, revistas, jornais, cola, papeis e sucatas.

9) Avaliação: Observar o interesse dos alunos, em todas as atividades propostas e será feito um registro as perguntas e opiniões dos alunos em relação ao tema em destaque. O fechamento da avaliação se dará numa culminância do projeto em que as turmas farão uma exposição das atividades realizadas e sala durante o desenvolvimento do projeto.

10) Bibliografia:

- Centro de Formação de Condutores.

- Polícia Militar.

- Defesa Civil

- www.detran.ms.gov.br/

- www.jonline.com.br/jogos-online-gratis/tag/187/transito.html

- clickjogos.uol.com.br/jogos-de-transito

- https://youtu.be/ddLJaRA_NDo

- https://youtu.be/fW3m5I-5d-E

- https://youtu.be/XXFheXbrKH4

- https://youtu.be/BaYmlhgLRuU

- www.atividadeseducativas.com.br

 

 

 

                      SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

1) Identificação do Projeto

Título: Conhecendo e Descobrindo a “Princesinha dos Ervais”

Direção: ILza Lageano Matines e Hetwig Pockel Dorotheia

Coordenação: Emídia Benites Franco - Marta de Souza Moraes - Tânia Maria Loureiro da Silva

Professores: Sirley Loro - Tatiane Cardozo Lobato - Felomena Brittes Popowiski - Wanda Lobato Urbieta - Wilson Fernandes Dias (STE)

Ano/Turma:  Turno: Matutino e Vespertino

Disciplina(s) atendida(s) com o Projeto: Geografia, História e Língua Portuguesa

2) Justificativa: Sentindo a necessidade e a importância de resgatar a importância de conhecer o município onde vivemos, ressaltando juntamente com os educadores de desenvolver um trabalho diferenciado e interdisciplinar. Sendo assim, este projeto é específico para que os alunos conheçam e descubram a cidade em que vivem, assim ampliando seus conhecimentos teórico-prático, tendo a oportunidade de irem aos lugares da cidade que não conhecem.

3) Objetivo Geral: Oportunizar aos alunos do 5º ano a conhecer a história, os aspectos geográficos, culturais e alguns pontos turísticos do Município, considerando o conhecimento do cotidiano ao conhecimento escolar.

4) Objetivo Específico: Conhecer alguns pontos turísticos do município; desenvolver hábitos de observação, do conhecimento diário e relacioná-los ao conhecimento escolar; conhecer a história do município de Ponta Porã; compreender o município no  contexto estadual e nacional.

5) Metodologia e estratégia de ação: Conhecimento prévio dos lugares turísticos do Município; relato individual dos alunos sobre o Município; passeio pelos pontos turísticos, com registro fotográfico; pesquisa na Sala de Tecnologia da cultura, da culinária, dos pontos turísticos, dos símbolos do Município e a história; pintura e ilustração do símbolos do município;

6) Atividades: Trabalhos com mapas para localizar o município de Ponta Porã no estado de Mato Grosso do Sul e no Brasil; pintura da bandeira e do brasão do Município; poemas e textos narrativos dos lugares por eles visitados; canto do hino de Ponta Porã para ampliar e conhecer o significado das palavras nele escrito; pesquisa dos aspectos históricos e geográficos; confecção de um “livrão”  fotográfico para exposição.

7)  Cronograma: Julho a Outubro de 2011

8) Recursos ( aplicativos / ferramentas utilizadas):  Transporte escolar, máquina fotográfica, fotos, Internet, Word e paint

9) Avaliação: Contínuo através das observações e registros escritos dos alunos, e o professor documentar os progressos dos alunos, das habilidades conquistadas (linguagem, escrita, interpretação, criatividade, comunicação, criticidade e autonomia).

11) Bibliografia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponta_Por%C3%A3

https://www.pontapora.ms.gov.br/index.php?pagina=cidade-simbolos

- Google imagens         

-https://www.selecoes.com.br/receita_churrasco_ga%C3%BAcho_o_segredo_para_preparar_uma_carne_t%C3%ADpica_do_famoso_churrasco_ga%C3%BAcho/

Acessem o Link do Vídeo! (youtu.be/NOWUZ_YCcKo)