Projeto: Centenário de Ponta Porã
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
1) Identificação do Projeto
Título: Trânsito: Pare, olhe, siga com cuidado!
Direção: ILza Lageano Matines
Coordenação: Emídia Benites Franco - Marta de Souza Moraes - Tânia Maria Loureiro da Silva
Professores: Ana Noélia Romeiro - Leandro Lima Amaro – Romeu Saldanha Vaz – Wilson Fernandes Dias (STE)
Ano/Turma: 1º ao 9º Turno: Matutino e Vespertino
Disciplina(s) atendida(s) com o Projeto: Educação Física, Matemática, Espanhol e Geografia
2) Justificativa: O ser humano sempre teve a necessidade de se deslocar de um lugar para o outro, a serviços essenciais para a sua vida.
Atualmente uma das questões mais importante está relacionada ao fato de as cidades estarem crescendo em um ritmo acelerado, e a busca de soluções para problemas associados à circulação de veículos.
Na nossa cidade, por exemplo, enfrentamos problemas de jovens menor de idade conduzindo motos que são hábitos que devem ser mudados. Compete a escola a importância do papel transformador dentro das políticas educacionais. O trânsito tem sido abordado como tema transversal para colaboração na formação de cidadão mais consciente e responsável, assim o projeto trânsito trata da inclusão desse tema nas práticas educativas.
3) Objetivo Geral: Desenvolver nos estudantes conteúdos do trânsito e atividades necessárias que proporcionam o desenvolvimento de habilidades e comportamento justo, oferecendo segurança no trânsito. E a convivência socialmente justa por meio da educação e do ensino para o trânsito.
4) Objetivo Específico: Vivenciar o trânsito através de simulações e palestras.
- Conscientizar os alunos da importância da educação no trânsito.
- Oferecer questões intrigantes que possibilitem a curiosidade e a busca de in formações para o conhecimento do funcionamento do trânsito, buscando mudanças positivas.
- Identificar a educação para o trânsito como fator de segurança pessoal e coletivo.
- Conhecer a história dos meios de transportes.
- Colaborar para a formação de comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que proporcionem ou comprometem essa segurança.
- Registrar comportamentos dos motoristas e pedestres nas vias públicas ao redor da escola.
- Analisar atitudes positivas e negativas, comparando-as com as normas estabelecidas no código nacional de trânsito.
- Observar o movimento de pessoas dentro da escola.
- Analisar a influência do espaço e a direção na circulação interna da escola.
- Identificar regras de circulação como fatores importantes na ordem e segurança da escola e no bairro mais próximo a sede.
- Construir placas de sinalização.
- Palestra de conscientização e de primeiro socorros.
- Sinalizar as repartições de cada segmento dos profissionais da escola.
- Realizar estatísticas através de observações e coleta de dados.
- Realizar panfletagem ao redor da escola com o apoio do guarda de trânsito
5) Metodologia e estratégia de ação: Coletar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque.
- Dar oportunidade aos alunos de observar os diferentes sinais do transito.
- Realizar atividades em grupos e individuais através de recortes e colagens sobre o tema acima.
- Serão realizadas atividades envolvendo a confecção de cartazes com desenhos e mensagens.
- Identificar e mapear os riscos existentes no entorno da escola.
- Acompanhar e observar os comportamentos dos alunos , familiares e condutores na entrada e saída se estão utilizando a faixa de pedestre de forma segura.
6) Atividades: Trabalhar de maneira variada, explorando conversa informal sobre regras, riscos e procedimentos de prevenção de acidentes, simulação de situações ocorridas no trânsito, frases de alerta com a confecção de um varal, músicas, poesias, filmes de instrução para melhorar a convivência no trânsito, pintura, recorte e colagem, confecção de cartazes individual e coletivo, atividades extra-classe com a participação de profissionais do ensino e de agentes do trânsito, passeio em diferentes locais que possibilite a exploração e observação de placas de trânsito, confecção de um trânsito com sucatas, palestras.
7) Cronograma: Abril a Agosto de 2012
8) Recursos ( aplicativos / ferramentas utilizadas): Materiais utilizados nas realizações das atividades, quadro negro, giz de cera, lápis de cor, tinta guache, cartolinas, espaço da sala de aula, quadra, sala de tecnologia, revistas, jornais, cola, papeis e sucatas.
9) Avaliação: Observar o interesse dos alunos, em todas as atividades propostas e será feito um registro as perguntas e opiniões dos alunos em relação ao tema em destaque. O fechamento da avaliação se dará numa culminância do projeto em que as turmas farão uma exposição das atividades realizadas e sala durante o desenvolvimento do projeto.
10) Bibliografia:
- Centro de Formação de Condutores.
- Polícia Militar.
- Defesa Civil
- www.jonline.com.br/jogos-online-gratis/tag/187/transito.html
- clickjogos.uol.com.br/jogos-de-transito
- https://youtu.be/ddLJaRA_NDo
- https://youtu.be/fW3m5I-5d-E
- https://youtu.be/XXFheXbrKH4
- https://youtu.be/BaYmlhgLRuU
- www.atividadeseducativas.com.br
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
1) Identificação do Projeto
Título: Conhecendo e Descobrindo a “Princesinha dos Ervais”
Direção: ILza Lageano Matines e Hetwig Pockel Dorotheia
Coordenação: Emídia Benites Franco - Marta de Souza Moraes - Tânia Maria Loureiro da Silva
Professores: Sirley Loro - Tatiane Cardozo Lobato - Felomena Brittes Popowiski - Wanda Lobato Urbieta - Wilson Fernandes Dias (STE)
Ano/Turma: 5º Turno: Matutino e Vespertino
Disciplina(s) atendida(s) com o Projeto: Geografia, História e Língua Portuguesa
2) Justificativa: Sentindo a necessidade e a importância de resgatar a importância de conhecer o município onde vivemos, ressaltando juntamente com os educadores de desenvolver um trabalho diferenciado e interdisciplinar. Sendo assim, este projeto é específico para que os alunos conheçam e descubram a cidade em que vivem, assim ampliando seus conhecimentos teórico-prático, tendo a oportunidade de irem aos lugares da cidade que não conhecem.
3) Objetivo Geral: Oportunizar aos alunos do 5º ano a conhecer a história, os aspectos geográficos, culturais e alguns pontos turísticos do Município, considerando o conhecimento do cotidiano ao conhecimento escolar.
4) Objetivo Específico: Conhecer alguns pontos turísticos do município; desenvolver hábitos de observação, do conhecimento diário e relacioná-los ao conhecimento escolar; conhecer a história do município de Ponta Porã; compreender o município no contexto estadual e nacional.
5) Metodologia e estratégia de ação: Conhecimento prévio dos lugares turísticos do Município; relato individual dos alunos sobre o Município; passeio pelos pontos turísticos, com registro fotográfico; pesquisa na Sala de Tecnologia da cultura, da culinária, dos pontos turísticos, dos símbolos do Município e a história; pintura e ilustração do símbolos do município;
6) Atividades: Trabalhos com mapas para localizar o município de Ponta Porã no estado de Mato Grosso do Sul e no Brasil; pintura da bandeira e do brasão do Município; poemas e textos narrativos dos lugares por eles visitados; canto do hino de Ponta Porã para ampliar e conhecer o significado das palavras nele escrito; pesquisa dos aspectos históricos e geográficos; confecção de um “livrão” fotográfico para exposição.
7) Cronograma: Julho a Outubro de 2011
8) Recursos ( aplicativos / ferramentas utilizadas): Transporte escolar, máquina fotográfica, fotos, Internet, Word e paint
9) Avaliação: Contínuo através das observações e registros escritos dos alunos, e o professor documentar os progressos dos alunos, das habilidades conquistadas (linguagem, escrita, interpretação, criatividade, comunicação, criticidade e autonomia).
11) Bibliografia:
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponta_Por%C3%A3
- https://www.pontapora.ms.gov.br/index.php?pagina=cidade-simbolos
- Google imagens